Irmãs de São Francisco da Providência de Deus

A Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus está há 95 anos a serviço da Paz e do Bem. Fundada em 12 de março de 1922, em Pittsburg, Pensilvânia, EUA, surgiu da necessidade de um trabalho junto às famílias lituanas que emigraram para os Estados Unidos, no Pós Guerra. A Congregação tornou-se autônoma em 1928, agregada oficialmente à Ordem Terceira Regular de São Francisco, em 1947, recebendo a aprovação papal em 1968.

Inspiradas nos ensinamentos de São Francisco de Assis, as irmãs iniciaram seu trabalho voltado prioritariamente para a educação de crianças e jovens, mas visava também a dar assistência a enfermos e necessitados. Em 27 de agosto de 1938, cinco irmãs foram enviadas para o Brasil (Irmãs Júlia, Carolina, Marcelina, Evangelista e Norberta), em resposta à solicitação da Igreja local, para atenderem as famílias lituanas radicadas em São Paulo.

Atualmente as Irmãs de São Francisco da Providência de Deus desenvolvem seu trabalho, sob as bênçãos de Deus e o patrocínio de Santa Clara e de São Francisco de Assis, nas áreas de Educação, Saúde, Promoção Social, Missão e formação.