Histórico

O Colégio São Francisco de Assis é uma instituição de ensino, mantida pelas Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, que oferece ensino gratuito para alunos do Ensino Fundamental I e II.

Localizada na propriedade com o nome São Miguel Arcanjo, do Sr. Roberto Bertolli, missionário italiano, em Barbacena – MG ao qual contém mais de 26 projetos sociais voltados para atender, principalmente, crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social, a escola, que faz parte destes projetos, atende mais de 370 crianças e adolescentes carentes. Alguns vivem no abrigo local e os demais são oriundos de 25 bairros da periferia da cidade de Barbacena.

A escola foi assumida pela congregação, com a aprovação do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, no dia 15 de dezembro de 2016 e as atividades tiveram início no dia 02 de fevereiro de 2017.

Missão

Promover Educação Básica de qualidade, inspirada nos valores cristãos e franciscanos, visando a formação de uma sociedade justa, fraterna e sustentável.

Educando para Paz e para o Bem! Os nossos valores são:
- A fé em Deus sem distinção de religião.
- O cuidado reverente com a vida em todas as suas manifestações.
- A responsabilidade sócio ambiental.
- A construção e o cultivo da Paz e do Bem.
- O respeito pelo próximo e pelo diferente.
- O ambiente acolhedor e afetivo.
- A perseverança e dedicação na aquisição da excelência acadêmica e humana.